Perguntas frequentes

O que é o Reiki?

Reiki é uma terapia energética onde o terapeuta depois de ser iniciado e aprender certas técnicas terapêuticas canalizará energia Reiki para si mesmo ou para outras pessoas com o propósito de curar algum mal estar ou doença, física ou psicológica. Reiki é uma palavra de origem japonesa que significa energia vital universal, querendo referir-se à energia de vida existente em todo o universo em quantidades infinitas indispensável à sustentação da vida. Para mantermos as nossa funções vitais em pleno e para nos mantermos saudáveis precisamos de muita dessa energia em permanente fluxo em nós. Quando o fluxo dessa energia bloqueia podem surgir doenças e dificuldades físicas, emocionais, mentais ou de vida. Nessa altura necessitamos agir para que se dissolva o bloqueio e restabelaçamos a nossa saúde. Para isso o terapeuta de Reiki canaliza energia pura curativa para onde é necessária curando a origem do problema. Os efeitos positivos de um tratamento de Reiki sentem-se de imediato. A energia Reiki nunca pode fazer qualquer tipo de dano seja em que circunstância for pois é uma energia pura e curativa que atua exclusivamente para a defesa da saúde de todos os seres vivos.

 

Quais as origens do Reiki?

Perdem-se na história as referências à palavra Reiki e às terapias orientais que poderão ter utilizado esta palavra. É conhecida no entanto a origem do método de ensino e prática fundados pelo Mestre Micao Usui, japonês, budista da tradição zen. O sistema de ensino e prática que utilizamos - Usui  Shiki Rioho, tem origem no método e escola de Reiki fundada pelo Mestre Usui. Quase todos os métodos de Reiki existentes hoje se baseiam no criado pelo Mestre Usui na primeira metade do sec. XX. Com o passar dos anos algumas alterações ligeiras foram sendo introduzidas nos métodos de ensino também devido ao secretismo em que o Reiki sempre foi envolvido no Japão nunca tendo sido possível servir de referência. Cada vez mais vamos tendo informação quanto às origens do Reiki embora todos os praticantes estejam mais focados nos resultados positivos que poderemos alcançar no momento presente. 

 

Como se processa um tratamento de Reiki?

Um tratamento de Reiki é normalmente feito numa marquesa própria onde o recetor estará deitado de forma confortável. Não é necessário retirar roupa, apenas é aconselhável usar algo confortável. O terapeuta utilizará técnicas de canalização de energia para o corpo do recetor, sendo a mais comum através do toque com as mãos nas partes do corpo que entender mais necessário ou seguindo uma sequência de posições pré-definidas. O recetor poderá dizer ao terapeuta se gostaria de curar algo em particular para que a terapia seja dirigida com especial atenção para esse problema, embora um tratamento de Reiki tenha sempre como objetivo o equilibrio global da pessoa.

 

O que pode ser tratado com Reiki?

É sabido no Reiki que todas as patologias nascem de um bloqueio energético. Assim sendo, para que a saúde seja restabelecida basta devolver a essa parte de nós toda a energia vital de que necessita. Assim, podemos concluir que o Reiki pode ser usado para tratar qualquer patologia. As limitações do ser humano vão muito além das patologias identificadas clinicamente. Reiki tem um alcance emocional, mental e espiritual, sendo uma via de despertar da consciência e de transcendência em todas as dimensões da nossa vida. Assim, o Reiki não se dirige apenas a pessoas doentes, mas é fundamental para todos.

 

Como escolher um terapeuta de Reiki?

Se uma pessoa conhecida lhe oferecer Reiki poderá aceitar seja qual for o nível que tenha alcançado. Será sempre uma experiência positiva e até motivadora para querer saber mais. No entanto, se o objetivo for procurar ajuda profissional para ultrapassar algum problema físico ou psicológico por que esteja a passar, deverá ter algum critério na escolha do seu terapeuta.  Entendemos que para ser terapeuta profissional deverá ter pelo menos o nível 3 de Reiki. Melhor se tiver o grau de mestre. No nosso Centro os terapeutas têm o grau de mestre e uma longa experiência terapêutica. Poderá ser relevante a escola ou Centro onde tiveram a sua formação. Nem sempre é fácil saber previamente se as qualidades do terapeuta respondem às de quem procura Reiki. Siga a sua intuição.

 

O que é Karuna Reiki?

Karuna Reiki é um conjunto de técnicas terapêuticas Reiki ensinadas como pós-formação do Reiki tradicional. Para se fazer o Nível 1 de Karuna Reiki é necessário ter pelo menos o Nível 3 de Reiki em qualquer método desde que respeite os princípios elementares do Reiki Tradicional. No Karuna Reiki utilizam-se outros símbolos e outras técnicas terapeuticas de grande eficácia e profundidade.

 

Como se aprende Reiki?

Reiki começa a aprender-se através da iniciação que é feita num curso de Nível 1 de Reiki, e tem a duração de um dia das 9:00 às 19:30. Neste curso aprendem-se todas as técnicas e conceitos necessários para fazer um tratamento de Reiki. Veja a página dedicada ao Nível 1 de Reiki.

 

Como se aprende Karuna Reiki?

O início da aprendizagem ao Karuna Reiki é feita através de iniciação ao Nível 1 de Karuna Reiki que é dado num curso de um dia no nosso Centro. Para ser iniciado no Nível 1 de Karuna Reiki é necessário ter o Nível 3 de Reiki em qualquer método.

 

Como escolher um centro de Reiki para ser iniciado?

Os mestres que escolher para ser iniciado devem ter formação completa e certificada. Conheça os mestres e o espaço onde vai ser iniciado e tente sentir alguma ligação e empatia com o que viu. Garanta que terá acompanhamento e a possibilidade de evoluir para os seguintes níveis de Reiki. Se tiver boas referências melhor. Siga a sua intuição.

 

É preciso ter algumas características ou qualidades especiais para se começar a aprender Reiki?

Não é necessário ter quaisquer características especiais para aprender Reiki. O nível 1 de Reiki é dirigido a todas as pessoas que desejem aprender Reiki.

 

São exigidas algumas habilitações académicas para se aprender Reiki?

Não são exigidas quaisquer habilitações académicas para se ser iniciado em Reiki.

 

Qual a idade com que se pode aprender Reiki?

Aconselhamos que para participar num grupo regular nos nossos cursos deverá ter 12 anos. Poderá haver exceções. No entanto, o Reiki pode ser ensinado a crianças a partir dos 6 anos, mas para isso a estrutura do curso e métodos de ensino serão diferentes.

 

Reiki está relacionado com alguma religião?

Reiki não está relacionado com qualquer religião nem é incompatível com a prática religiosa pessoal que cada um escolher ter. Reiki é uma prática terapêutica.

 

Posso ser sintonizado ao mesmo nível mais do que uma vez?

Sim. Podemos ser sintonizados várias vezes ao mesmo nível por mestres diferentes ou pelo mesmo mestre. É até aconselhável que isso aconteça. Uma sintonização é sempre uma experiência fantástica e fonte de elevação energética, e deverá ser repetida quantas vezes pudermos.

 

Quanto tempo é necessário esperar para avançar para o próximo nível?

Aconselhamos que no mínimo deverá praticar-se e amadurecer o conhecimento adquirido durante seis meses entre níveis. Entre o terceiro nível e o grau de mestre aconselhamos um ano. Poderá haver exceções em casos especiais onde o tempo seja encurtado, embora não seja muito comum. Mais comum será o iniciado sentir que deve praticar mais e amadurecer durante mais tempo. No nosso Centro motivamos uma evolução sólida e estável com uma boa prática, sem pressa nem precepitações. Uma sintonização precipitada a um nível superior é inútil.

 

Já tenho o primeiro nível com outro mestre posso fazer o seguinte convosco?

No nosso Centro, de forma a garantirmos os melhores padrões de ensino e uma evolução estável, face também aos inúmeros métodos de ensino que desconhecemos, estabelecemos que todos deverão começar connosco pelo Nível 1 de Reiki.

A partir de que nível posso ser terapeuta profissional?

Aconselhamos que para uma prática profissional se deverá ter pelo menos o Nível 3 de Reiki, pois é com esse nível que entendemos que se possuem as ferramentas necessárias e eficazes para um iniciado se poder confrontar e ter uma intervenção positiva com qualquer tipo de problema.

Há situações em que não se deve fazer ou receber Reiki?

Nunca se deve fazer Reiki a quem não aceite receber Reiki. Esta é uma regra de ouro na ética do Reiki. O livre arbítrio de todos os seres vivos deve ser respeitado sem reservas. Apenas não aconselhamos a canalização de Reiki para quem esteja sob o efeito de uma anestesia, pois o seu efeito poderá ser diminuido ou anulado, o que em alguns casos poderá ser crítico. Em todas as outras situações poder-se-á fazer Reiki sem limites. Reiki não tem efeitos secundários negativos, nem pode provocar overdose. Energia vital nunca é demais nem nunca provoca dano. 

 

Há alguma incompatibilidade entre Reiki e outras terapias, ou tradições holísticas?

Não existe qualquer incompatibilidade entre Reiki e outras terapias. Torna-se até bastante positivo como temos observado combinar diferentes terapias com abordagens diferentes. Deverá ser o paciente a escolher se se sente confortável com as terapias a que é submetido. Por exemplo a prática de meditação, Yoga ou outras terapias combinadas com Reiki traz benefícios fantásticos que todos deveriam experimentar.

 

Devo dizer ao meu médico que estou a ser submetido a tratamentos de Reiki?

Não é obrigatório dizer ao seu médico que está a fazer tratamentos de Reiki uma vez que o Reiki não tem qualquer interferência nos tratamentos prescritos por um médico. No entanto, aconselhamos uma relação de abertura e confiança com o seu médico onde poderá partilhar as suas experiências com o Reiki e em conjunto avaliarem os seus efeitos positivos.

 

É necessário algum pré-requisito para participar no Curso de Meditação?

Não é exigido qualquer pré-requisito. Este curso está estruturado para começar mesmo com pessoas que não têm qualquer experiência na prática de meditação. É um curso que nos conduz passo a passo a um nível avançado de meditação e exige prática apenas.

 

É necessário algum pré-requisito para participar no Curso Kundalini e os Chakras?

Este curso está aberto a todos, No entanto é mais interessante e adequado a terapêutas que procurem aprofundar os seus conhecimentos numa área tão importante como esta.

 

Posso repetir qualquer um dos cursos ministrados no vosso Centro?

Pode e deve. Temos verificado que quem repete qualquer um dos cursos consegue retirar muito mais informação e entendimento do que da primeira vez, fazendo com que os seus benefícios sejam maiores. Isto aplica-se tanto aos cursos de Reiki como ao curso de meditação ou ao curso kundalini e chakras. O preço para quem repete é especial e aconselhamos todos a repetir.

Como posso fazer pagamentos ao Centro de Reiki?

Veja todas as informações para pagamentos AQUI.

 

Se tiver outras questões coloque-as na nossa página de Contactos.