Meditação Dinâmica
Já ouviste falar de Meditação Dinâmica?
Se tens tentado sentar-te e meditar e isso tem sido difícil para ti, porque é muito difícil manteres o corpo quieto e a mente concentrada, esta é a solução para ti.
A Meditação Dinâmica vai ajudar-te a entrar rapidamente em estado meditativo e vais sentir que assim consegues meditar e evoluir na tua prática.
A maioria das pessoas tem atualmente uma vida muito sedentária e isso faz com que fique muita energia física estagnada que precisa ser libertada. Outras pessoas são simplesmente mais ativas e têm mais energia física que tem de ser libertada através do movimento. Para além disso, muita energia emocional fica estagnada e retida no corpo por passarmos muito tempo a reprimir emoções, tentar escondê-las dos outros e por vezes até fingir para nós próprios que não as temos.
Toda esta energia reprimida cria muita tensão interior e quando não é libertada fisicamente canaliza-se para a mente mantendo a mente hiperativa, causando muita dificuldade na concentração e, em alguns casos, até mesmo insónias
Todo o tipo de energia física que não é libertada é canalizada para a mente tentando-se libertar em forma de pensamentos, imaginação, fantasias, dramas imaginados, preocupações, ruminação sobre o passado ou medos em relação ao futuro.
Quando permitimos que essa energia saia do corpo e se liberte completamente torna-se mais fácil a mente ficar focada na meditação e conseguir atingir os objetivos maravilhosos que toda a gente gostaria de atingir com a meditação.
Muitas pessoas que têm dificuldade em meditar, depois da meditação dinâmica disseram que pela primeira vez na vida perceberam o que é meditar, porque a energia do corpo e da mente estabilizaram e conseguiram focar-se.
A Meditação Dinâmica é feita ao som de música com ritmos que convidam o corpo a mover-se e a libertar-se.
A Meditação Dinâmica consiste numa prática com quatro fases:
Primeira fase de quinze minutos: Ao som de música com ritmos de enraizamento, o praticante move-se livremente e sacode o corpo para libertar toda a energia presa e reprimida no corpo. Esta fase serve para que a consciência se enraíze e integre com o corpo, para que a atenção recolha para dentro, sentindo o corpo intensamente em movimentos de libertação com os pés descalços no chão. Os movimentos devem ser vigorosos e causar cansaço físico. É natural transpirar. Podemos manter os olhos fechados ou abertos. O importante é a atenção estar totalmente recolhida no corpo e no movimento durante toda a prática.
Segunda fase de quinze minutos: A música torna-se mais fluida e convida a uma dança mais ampla e com mais movimento livre. Com a atenção totalmente absorvida no corpo e no seu movimento, o praticante deve mover-se pelo espaço com total liberdade como fizer sentido em cada momento, sem qualquer preocupação de estética ou lógica na dança. É desejável que haja cansaço físico e prazer em dançar.
Terceira fase de quinze minutos: A música torna-se muito suave para que o praticante pare e fique de pé a mover-se muito lentamente a iniciar um processo de redução do ritmo, arrefecimento, sentir a energia que se gerou no corpo e sentir a respiração.
Quarta e última fase de quinze minutos: A música para, os praticantes sentam-se em postura meditativa e praticam a meditação que lhes for instruída de acordo com a sua fase de aprendizagem.
No final toda a gente está feliz e surpreendida por ter conseguido entrar em meditação.
A seguir poderá haver uma sessão de relaxamento, com gongos, taças ou outros instrumentos.
As práticas de Meditação Dinâmica podem ser ao ar livre ou em salas fechadas e em grupo com um número variável de pessoas.
Mesmo que já faças meditação de maneira tradicional, experimenta a Meditação Dinâmica.
As práticas poderão ser em lugares diferentes, ao ar livre ou em espaços fechados.
Próxima prática: Lisboa, 20 de Abril
Contribuição: 15€
Desconto de 5€ para alunos.